Texto para os ansiosos


Objetivo: trocar a ansiedade pela expectativa.

 Falando assim, a gente pensa: mas não é a mesma coisa? Por incrível que pareça, não. É saudável sonhar, querer, conseguir. Porém, a vida é cheia de surpresas, e nem sempre são boas. A ansiedade nos faz sofrer porque, no fundo, não queremos receber um "não", quando estamos loucos por um "sim", ou vice-versa. 

 Ansiedade: "grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia." "Desejo veemente e impaciente." "Falta de tranquilidade; receio." 

 Quando penso em ansiedade, logo penso em desespero. Com o passar dos anos, percebi que ansiar muito por determinada coisa, mais nos abate do que nos anima. Sabe aquela sensação de que tudo está bem? Então, essa sensação é anulada à partir do momento em que começamos a pensar muito no amanhã, ou no "daqui a pouco". Começamos a ficar atribulados, e querer resultados, respostas, o mais rápido possível, e acabamos estagnados. Por quê? Porque não há como prosseguir bem quando não há tranquilidade. Enquanto não resolvermos essas pendências - que temos conosco - nada vai fluir.  Ansiedade nos ensina que: seja sim, ou seja não, nada vai estar bom o suficiente. Ela não nos dá a visão de um futuro bom, apenas nos remete às situações que não saíram como esperávamos. É sempre lamentar, e nunca agradecer. Sendo que certas coisas que deixam de acontecer conosco, não são azar, mas são livramentos. 
 Reclamar nunca é a melhor opção. Agora, parar e analisar os fatos e perceber que não é tão ruim quanto parece, é inteligência. Se você conhece alguém que sofre desse mal, e caso você seja essa pessoa, comece praticando o exercício de falar coisas boas às pessoas e a si mesmo. Lembre-se: "coração aflito se tranquiliza mediante a boas palavras". 

 Expectativa: "situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento."

 Já li muitas frases dizendo que não devemos criar expectativas em cima de pessoas, ou situações. E, confesso que eu discordo. Como posso viver uma vida sem esperar por nada? 
Não vejo sentido algum em uma vida sem sonhos, sem esperança. 
 Às vezes, somos obrigados a arriscar. Às vezes, somos obrigados a sair da zona de conforto, e não há mal nenhum nisso. Viver sem esperança, sem acreditar, sem torcer pra que algo dê certo, não é viver. Seria como "deixar a vida levar", sem acreditar que muitas coisas podem dar certo.
  Gosto da palavra expectativa, pois ela nos ensina que: seja sim, ou seja não, a vida continua e uma hora vai aparecer algo bem melhor do que aquele que passou. A expectativa nos incentiva a esperar por determinada coisa, mas não tira de nós, a paciência. A expectativa sabe que há uma probabilidade de acontecer, ou não, e isso não tira o sono de ninguém. 
 A ansiedade nos aflige, e mesmo que disfarçada de "o que for pra acontecer, vai acontecer" ela nunca quer que aconteça algo que ela não queira. Ou seja: ou é do jeito que ela quer, ou nada. E não há saúde nisso. Precisamos de paz de espírito. Precisamos, porque só assim há como viver bem. Não almejamos por uma vida depressiva, mas, sim, por uma vida leve. Quando nossa alma está em pedaços, todo o nosso corpo se debilita. 
 Passe a ter bons pensamentos sobre uma coisa que você quer muito, mas também, passe a entender que nem sempre vai ser do jeito que você quer. Esteja aberto às duas situações, mas nunca deixe de acreditar. Certas coisas não acontecem de imediato, mas acontecem mais pra frente. Ou nunca acontecem. Então, você descobre que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Lembre-se: "há um tempo certo pra tudo". 
 Acalme-se! Não se abale por ter perdido horas de sono, e não ter obtido a resposta que tanto esperava. Se nosso passado pudesse ser mudado, todo o nosso futuro seria modificado. Coisas boas que você viveu, não teria vivido. 
 Não consigo não comparar ansiedade e expectativa com pessimismo e otimismo, respectivamente. Ser pessimista vai fazer mais mal a você do que aos outros. Ser otimista vai fazer mais bem a você do que aos outros. 
 A diferença é: quando estamos bem, conseguimos dar o nosso melhor em tudo que fazemos, e a cada um que temos ao lado. Quando estamos mal, só conseguimos transmitir peso a todos. Que nosso semblante mude para melhor e que a gente entenda que o tempo vai continuar passando e coisas novas irão surgir. Preocupar-se e desgartar-se muito com incertezas, nos faz perder as certezas. 
 Que o nosso tempo seja gasto com o que nos acrescenta, e não com o que nos diminui. Não se esqueça dessa palavra: esperança. Seus sonhos vão se realizar, basta você lutar por cada um deles. Há coisas que vão mudar, outras que vão permanecer. Que só permaneçam as coisas boas, e que todas as coisas ruins - mesmo que disfarçadas de boas - não tenham vez na sua história! 

Autora: Suellen Marques.
Tema escolhido por: Mauricio Junior.

Comentários

  1. Fantástico! Totalmente fantástico. Vou até favoritar para mostrar quando necessário para pessoas ansiosas, vdd. Parabéns, moça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu fico muito feliz por isso! Muito obrigada pelo comentário e pela ajuda. ❤️

      Excluir
  2. Muito bom texto, Suellen. Substancioso, informativo e bem escrito.

    Creio que a ansiedade, contrário do que muitos verberam não é bem e nem nunca foi.

    O ideal é sempre viver o presente e que o futuro deixemos por conta do próprio futuro.

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Roberto! Tudo aquilo que nos perturba de alguma forma, não é bom (mesmo que pareça ser). Ter paz é sinônimo de viver bem.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraço.

      Excluir
  3. Fico encantado...
    É incrível ver a maneira em que uma palavra sugerida, vira um texto que passa uma mensagem tão completa, sentimental, e sobretudo, incrívelmente linda!
    Foi muito além do que eu esperava... Parabéns!
    Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei a escolha do tema, e confesso que foi um desafio escrever esse texto. Muito obrigada pelo apoio de sempre! Fico muito, muito feliz que tenha suprido suas expectativas.
      Te amo!

      Excluir
  4. Que texto lindo!
    Parabéns pela linda escrita, pois suas palavras me encantaram e que elas sirvam para a gente refletir sempre.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o seu comentário. Muito obrigada mesmo! Que assim seja!
      Um beijo.

      Excluir
  5. Ótimo texto. Eu mesma sou uma das pessoas mais ansiosas que conheço e seu texto foi muito útil para mim, além de ter sido muito bem escrito.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil pra você, Andy! Isso me leva a querer escrever mais e mais.
      Muito obrigada mesmo!

      Excluir
  6. Lindona, que texto maravilhoso, me identifiquei bastante, sou uma pessoa muito ansiosa e sua escrita foi tão leve e ao mesmo tempo amorosa sabe? Já favoritei aqui para refletir sempre.
    Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe quando você lê uma coisa e imediatamente sorri? Então, foi o que aconteceu comigo após ler o seu comentário.
      Muito obrigada, Renally!
      Beijos!

      Excluir
  7. Que lindaaa😍😍😍... Ameiii prima linda!! Te amo muito!! Palavras sábias !! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, prima linda! Muito obrigada pelo apoio de sempre! Fico feliz por ter gostado! Te amo muito mesmo!!! ❤️❤️
      LINDA!

      Excluir
  8. Caiu como uma luva. Pense numa pessoa ansiosa, multiplique por cinco, eis-me aqui. rs. Excelente texto, muito explicativo e bem escrito, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então, que ótimo que gostou! Espero que tenha te ajudado de alguma forma.
      Muito obrigada, Frank!

      Excluir
  9. Fantástico! Parabéns pelo Texto. Este texto é 100% para mim ^^

    Att

    ResponderExcluir
  10. Belo texto, faz a gente refletir bastante. Senti que foi escrito pra mim. Gostei mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Que texto ótimo! Sou muito ansiosa então eu me identifiquei bastante. Gostei da reflexão abordada, me senti muito presente enquanto lia. Sua escrita é ótima. Parabéns pelo seu blog e sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Eu achei o texto muito bem elaborado, mas o problema é que quando uma pessoa está sofrendo de crise de ansiedade (sofri 2 no último final de semana), se torna extremamente difícil se manter na onda da expectativa. Luto com a ansiedade desde pequena, e nos momentos mais negros e tenebrosos é MUITO difícil seguir com o exercício de respirar fundo e lembrar que nem tudo é o final do mundo. =/ Mas gostei muito do teu texto, pra quem é só um pouquinho ansioso, é ótimo. <3

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho sérios problemas com a bendita. Sou do tipo que sofro diariamente com isso. Escola trabalho, até na hora de almoçar, tenho que fazer tudo de uma vez não durmo se tem um evento sério e mto difícil conviver com isso mas é uma luta diária, faço tratamento mas não adianta é de mim eu não consigo ser calma. Adorei o texto, muito bem falado!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Que texto fantástico, parabéns! Amei em todos os sentidos e você descreveu da maneira mais clara de diferenciar ansiedade de expectativa. E muita das vezes achamos mesmo que se trata da mesma coisa, e não é. Sou muito ansiosa e tento sempre me policiar em relação a isso, tenho amigas que tiveram crises de ansiedade e sei que não é fácil. Adorei o modo como abordou, sucesso ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá! Excelente texto! Sou sim uma pessoa super ansiosa, o que já me afetou de forma tão profunda que acabei entrando em depressão. Tive (e tenho) que fazer tratamento pra controlar isso mas é um negócio horrível, as pessoas acham que é pouca coisa, mas ansiedade é um sofrimento de espirito tão grande que afeta nossa saúde como um todo!

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  16. Putz post perfeito!!! Realmente sou uma pessoa anciosa kkkk voce descreveu perfeitamente o que é ansiedade e expectativa...
    Quero deixar de ser anciosa e começar viver melhor

    ResponderExcluir
  17. Que texto maravilhoso, parabéns. Concordo plenamente com você, devemos criar expectativas sim pois qual seria a graça de viver apenas por viver, sem esperar nada, deixar de ter expectativa é como deixar de sonhar. O problema não está em criar expectativas mas sim na ansiedade, pois muitas pessoas até deixam de dormi, de comer, por esperar por alguma coisa. Repito amei seu post, beijoos ❤

    ResponderExcluir
  18. Ual que texto maravigold, pensa numa pessoa ansiosa,sou eu. Faço tantos planos e mesmo antes de tirar do papel já quero que estejam dando resultados. Acho que a ansiedade está tomando conta do mundo todo, e na maioria das vezes não conseguimos ter controle sobre ela. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Nossaaa adorei o post😻❤👏 que texto lindo❤
    Serviu para mim sou muito anssioso! Parabens pelo blog, muito sucessos para vc!

    ResponderExcluir
  20. É uma linha muito tênue entre a ansiedade e a expectativa, tanto que quando percebemos, já estamos ansiosos por uma situação.
    Esse processo de analisar e voltar ao ponto da esperança é um pouco complicado, mas sempre reconfortante.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que talento!!! Amo textos autorais, é tão lindo conhecer alguém com esse dom! Esse texto realmente me encantou, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  22. Ansiedade é uma coisa horrível. Principalmente quando ela se torna algo patológico. Eu sofro de ansiedade, que me gerou a outro problema chamado TOC. É horrível, e não é nada fácil de lidar. Mas ao mesmo tempo eu sou mega sonhador e tenho muito expectativas pra minha vida. Seria eu um paradoxo? hahaha Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  23. Nossa que texto maravilhoso! Eu tenho síndrome do panico e ansiedade generalizada diagnosticados, e sei como é ter isso, é extremamente horrível. Adorei essa dica de troca, trocar a ansiedade pela expectativa, seria o correto mesmo. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas