Distância



Seja na amizade, seja no amor, a distância é algo que queremos evitar, mas que muitas vezes, é inevitável. 
 Vivemos nossas vidas pensando e planejando como tudo vai ser, e de repente, já não é mais. Aquele amigo que você doou o seu tempo, que você sorriu com ele, e chorou com ele, mas hoje nem se reconhecem mais. Aquele primo que você passou boa parte da sua infância com ele, e hoje nem se veem mais. Aquela amiga que você sempre achou que iria estar com você para o que desse e viesse, e de repente, ela se distanciou. Aquele namorado que teve que viajar por um tempo, e deixou tudo muito incerto. Aquela namorada que disse adeus. São tantos casos como esses, e tantos outros, que são quase incontáveis. 
 Também tem o outro lado da moeda. Tem aquela amiga que foi para muito longe, mas que continua muito perto, apesar da distância. Tem aquele amigo que você quase não vê, mas quando vocês se reencontram, nada mudou. Tem aquele amor que mesmo de longe, você acompanha e torce pelo bem, e vice-versa. Até que ponto a distância é ruim e até que ponto ela é boa? Ela é ruim por causa da saudade. Ela é boa, porque você vai descobrir a força das palavras — se as palavras ditas a você, foram realmente verídicas ou não, pois as atitudes vão mostrar. Logo, quem mudar de uma hora para outra, e se transformar em algo que até então nunca havia sido, e agir de maneira individualista, mostra que a sua presença nunca foi tão importante assim. E isso não é ruim. Isso é ótimo, porque é melhor viver na verdade, do que no engano. E quando pessoas que não nos acrescentam nada de bom, saem das nossas vidas, tudo aquilo de ruim que vinha com elas, também sai, e nos permite dar lugar ao novo. A vida é muito preciosa para mantermos coisas que não nos fazem bem. Quanto antes soubermos quem é quem, melhor. Não tenha medo de descobrir a verdade. A vida fica muito mais leve quando a deixamos ser. Não podemos ser acumuladores — nem de coisas, nem de pessoas. Queira para você, só aquilo que o motiva a melhorar. Nossos sentimentos são muito preciosos para gastarmos com quem não os valoriza.
 A distância não está condicionada aos quilômetros, mas, sim, aos sentimentos. Têm pessoas que estão ao nosso lado, e não estão perto. Têm pessoas que estão do outro lado do mundo, e estão grudados com a gente. Porque querem. Porque estão dispostas. Porque há veracidade. Porque para elas, estar conectado vale muito mais do que estar em sintonia diferente.
 Há três tipos de distância: corporal; sentimental; e ambas. 
 Corporal é quando eu estou aqui e você está aí. Simples. Continuamos tendo uma certa ligação, e isso não interfere no que sinto por você e nem no que você sente por mim.
 Sentimental é quando eu estou aqui, e você também está aqui, mas estamos tão afastados como se estivéssemos a 200km de distância. 
 E, ambas é quando eu estou aqui, você está aí, e estamos longe um do outro, em todos os sentidos. Não tenho você por perto para olhar seu sorriso, e nem consigo saber quando você está feliz ou triste — através de uma simples conversa. Coisa que antes eu sabia até pela forma que você digitava um "Oi" — ou seja — estamos frios. Não nos pertencemos mais, ou talvez nunca chegamos a tal ponto. Apenas achávamos que sim.
 Algumas coisas acontecem, simplesmente, porque tinham que acontecer. Tem gente que vai sair da sua vida, não porque foi ruim enquanto esteve contigo, ou porque te decepcionou — apenas não vai fazer mais parte de você. Apenas não era mais para ser. Acredite: essas coisas podem acontecer, e você vai ter que saber a hora de deixar ir.
 Eu sofro com a distância. E quem sabe, sofrerei ainda mais. Tenho propriedade para dizer sobre o assunto, e sei também como nossos pensamentos ficam conturbados, pela falta de segurança. Sim, porque na maioria das vezes, e pelo menos no início, você vai se sentir inseguro, e ficar cheio de dúvidas. Será que vai dar certo? Será que vou continuar sendo amado? Será que um dia tudo isso vai passar? Olha... não posso te dizer a receita para ser alguém super tranquilo em meio a essa situação, mas o que eu posso falar sobre, e que vai parecer bastante clichê, é que só o tempo vai dizer. Eu sei que você já ouviu e leu muitas frases do tipo, e quando eu também li, achei tudo uma bobagem. Mas foi quando eu passei por isso, que comprovei que o tempo, realmente, coloca tudo em seu devido lugar. 
 Quem tinha que permanecer, permaneceu. Quem tinha que ir embora para nunca mais voltar, foi. Quem tinha que ir embora por um tempo, e depois voltar, voltou. Quem eu nunca me imaginei sem, hoje nem lembro mais. Quem eu nunca achei que iria ser especial para mim, hoje não quero passar um dia longe. Quem foi e deixou saudade. Quem foi e apenas deixou lembranças. Quem foi e nada deixou. Independente do que aconteceu ou não na sua vida, posso dizer que a distância, de certa forma, vai te dizer quem é e quem não é; quem era e quem nunca foi. A distância vai tirar da sua vida o que não era nem para ter entrado. Ela vai abrir seus olhos e fazer com que você veja quem é por você e quem não.
 O medo vai dar lugar ao alívio. A ansiedade vai dar lugar à expectativa. As dúvidas vão dar lugar às certezas, e a distância vai dar lugar à esperança. 
 Uma coisa é certa: tudo o que é verdadeiro, resiste às adversidades que a vida nos traz. E a verdade nos ensina que nem tudo que um dia pareceu que ia fluir, realmente iria. Não se desespere quando momentos como esse, chegarem até você. Mas tenha a certeza, que se os corações quiserem estar juntos, nem a maior distância poderá separá-los. A reciprocidade é que vai fazer com que as almas permaneçam ligadas umas às outras. 
 A distância me ensinou que o amor é mais forte do que ela. "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O amor nunca falha." 1 Coríntios 13:7-8

Autora: Suellen Marques.
Tema escolhido por: Milena Pereira.

Comentários

  1. Ah, a distância. Causando dores e amores, quantas pessoas já não pensaram em formas de destruir a distância? Mas o que seria de nós sem ela? Talvez um mal necessário, mas também um bem excessivo.
    Por algum motivo, enquanto lia, a música de Hércules (Vou Vencer Distâncias) ficava tocando na minha mente. Acho que o que importa não é só o sentir, mas o que fazemos com esse sentir, sabe?
    Podemos nos sentir mal por estarmos longe de quem queremos perto e bem por estar longe de quem queremos longe... Mas o que fazemos com essas sensações? Acho que o importante, além de saber o que sentir, é saber o que fazer com isso. Esperar só te deixará entediado e cheio de pensamentos que podem te preocupar, então agir é a resposta. Fazer algo. É quando tudo muda. Quando fazemos.

    Adorei o texto. Se encaixou perfeitamente, por algum motivo ainda desconhecido, no que estou sentindo agora. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Foi triste ler isso. Lembrei de pessoas do passado, que tinha certeza que estariam aqui comigo, mas, não estão por motivos inúteis. Não gosto de confiar demais nessa coisa de achar que tudo é para sempre. Aprendi isso. A distância, como dito na postagem, é algo que serve para te lembrar das coisas boas ou ruins. Muito bom ler isso.

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo! Distância é um tema muito bom de se escrever, gostei muito da sua escrita. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Sellen, seus textos só melhoram e ganham cada vez mais intensidade dramática. Já disse, mas vou repetir:

    Adoro o tom confessional dos seus textos!

    ResponderExcluir
  5. Concordo, a distância é relativa, assim como o tempo. Tudo depende da forma como a gente em cara e como lidam com isso as pessoas que nos cercam e amam. Gostei do texto. beijos

    ResponderExcluir
  6. Que lindo!
    Quantas saudades eles me trouxeram.Quantas lembranças...a distância é muito dolorosa. Também já sofri muito com ela e ainda sofro.Pois não moro perto de todos aqueles que eu amo e isso é muito ruim.

    ResponderExcluir
  7. A distância às vezes faz bem e às vezes mal, já passei por muitas distâncias em minha vida

    ResponderExcluir
  8. Realmente, o legal da vida são essas mudanças, que as vezes fazem falta, mas as vezes são necessárias. Eu também pensei que nunca fosse me separar de alguns amigos, e hoje tenho poucos. Mas eu acho que é assim mesmo a vida... Todo mundo vive a sua e no meio de tudo dá pra compartilhar algumas experiências e ajudarmos uns aos outro!
    Amei o texto! Fluiu muito a leitura!

    Beijos, Gi.
    Tá rolando sorteio de maquiagem lá no blog.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
  9. Distância dói, e muitas vezes, é inevitável passar por ela e por todos as emoções que ela nos causa. Foi um texto lindo que transborda o que se sentia no momento em que foi composto. Gostei o modo que foram analisadas os três tipos de distância, existe o momento de deixar ir, o momento de sentir e lutar, enfim, eu amei mesmo o texto. Nesse momento, pessoas que amo se encontram distantes de mim, mas eu espero resolver isso, fazê-las lembrar que o amor, que a amizade que tivemos vale mais do que as diferenças ou dificuldades!

    Parabéns mais uma vez pelo texto. Parabéns para quem escreveu e para quem selecionou para postar aqui!
    Beijos,

    senhoritadeise.com

    ResponderExcluir
  10. É meio triste quando algumas pessoas decidem se afastar. A gente se pergunta se fez algo de errado, se foi bom amigo ou se magoou a pessoa, mas às vezes é necessário porque a gente percebe que estava se preocupando demais com os outros e esquecendo de si.

    ResponderExcluir
  11. A distancia como tudo nessa vida tem seu lado bom e ruim, é como dizem: Se um dia não voltar pra vc é porque nunca foi seu, distância causa saudades, o que nos faz sofrer, mas rbm nos faz dar valor, ameiii o texto

    ResponderExcluir
  12. Distância é um assunto que eu entendo bem. Lembro-me que quando eu estudava me sentia distante demais de todo mundo... essa distância sentimental não me deixava me apegar a ninguém. Agora que a escola acabou, me sinto distante dos meus poucos amigos de forma. Só que acho que isso ajuda um pouco, pois cada momento se torna mais precioso <3

    Ah, seu texto está lindíssimo! Parabéns *-*

    ResponderExcluir
  13. Vc sabe que a distância pra mim é algo muito antológico rsrs pq eu preciso dela e ao mesmo tempo (não necessariamente ao mesmo tempo) não gosto dela rsrs (não sei se deu pra entender rsrs) Mas eu preciso dessa distancia de sentimentos e mesmo de espaço, mas algumas vezes isso acaba doendo (parece coisa de louco rsrs) Mas sei lá, acho que me acostumei a viver assim rsrs

    ResponderExcluir
  14. A distância as vezes é boa, as vezes é ruim. É boa porque te faz sentir saudades e querer cada vez mais ver a pessoa. Ruim quando você sabe que a distância vai continuar sendo distante.
    Amei o texto!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tudo bem? Acredito que a distância as vezes funciona como uma espécie de filtro, afasta as pessoas que não nos fazem bem e traz outras que enchem nossas vidas de sonhos e nos faz mais felizes. Acredito que tudo depende da forma como encaramos determinada situação. Muitas pessoas já saíram da minha vida, ainda não compreendo todas, mas estou em busca disso. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
  16. Engraçado que esse é um tema recorrente entre meus pensamentos. Vivo refletindo sobre isso, sobre quem ficou e quem foi embora. E é como vocẽ disse, as vezes as pessoas tem que ir, só assim outras podem aparecer, novas portas pode se abrir. Já tive que lidar muito com despedidas, distância e fins de amizades e namoros. No começo doía muito mais, mas com o tempo a gente aprende que isso faz parte e que passa.
    Eu gostei muito do texto. Foi muito bom mesmo.

    Beijos,
    Amanda do barrados-nobaile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. A distância muitas das vezes nos ajuda, mas também pode magoar e muito. Eu sou uma pessoa que aprendeu muito com isso e hoje eu consigo ficar distante de quem eu amo por determinados casos, sem me desesperar de saudade.

    ResponderExcluir
  18. Distância é um tema complicado de se falar, nem todas as pessoas se distanciam porque querem. Eu tive vários amigos que foram para longe de mim, mas porque tiveram sorte e condições melhores, mas também tive várias pessoas que se distanciaram por falta de bom senso e caráter. :/ Moça, seu texto está magnífico, tem muito sentimento nele. :)

    ResponderExcluir
  19. Perfeito o texto!!! Melhor blog!!! Textos ótimos para reflexão !!! Vc arrasa!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas