Como conseguir ler a Bíblia antes de dormir




Muitas pessoas querem ter um tempo para fazer a leitura da palavra de Deus, mas devido à correria do dia a dia, acabam deixando de lado essa parte essencial. É quando a procrastinação (o hábito de deixar as coisas para depois) começa: amanhã eu leio, amanhã eu acordo mais cedo para ler... Quando o amanhã chega, o tempo já se estendeu, e quem sabe no final de semana o tempo não colabore? 
Bom, isso nos faz perder a melhor parte do nosso dia, que é quando paramos de fazer nossas próprias coisas e damos lugar às coisas de Deus. Não podemos viver focados apenas nas coisas deste mundo, e esquecer das coisas espirituais. Deus nos deu mais um dia de vida. Ele não se esqueceu de nós. Ele também faz muitas coisas, muito mais do que nós, e ainda assim, sempre está pronto para nos ouvir quando nos direcionamos a Ele. 
Que tal aprendermos a dar valor ao nosso Criador? 

Separei 4 dicas para que você consiga ler a Bíblia, pelo menos antes de dormir, até que se torne um hábito (dos bons), e você passe a ler, não somente antes de dormir, mas ao acordar, ao meio do dia, quando der vontade... 

A palavra de Deus tem o poder de nos libertar do nosso próprio eu, das coisas que nos impedem de servir e ouvir a voz de Deus. E através de cada leitura, vamos aprendendo mais e crescendo dentro do querer dEle para nós.

Vamos começar? 


1. Deixe sempre a Bíblia perto de você 

Pode parecer bobeira, mas isso funciona. Temos a tendência de esquecer aquilo que não vemos, que não ouvimos... Quando deixamos a Bíblia perto de nós, num lugar onde dê para visualizarmos onde ela está, perto de onde vamos dormir... O nosso cérebro capta a mensagem: "preciso ler". E isso gera um incômodo dentro de nós, até que a gente realmente leia. Você pode ignorar essa mensagem ou pode aproveitá-la.

2. Tente ir para a cama 10 minutos antes do que está habituado

Quando estamos cansados, deitamos e logo adormecemos. Então, o ideal que é que a gente vá para a cama, antes do que estamos acostumados a ir. O momento certo é aquele que você está sentindo um sono leve, mas ainda acha que não está pronto para dormir. Pois assim, você poderá ler e quando terminar, estará pronto para descansar a sua mente e o seu corpo. Agora, se você deixar para ler a Bíblia quando estiver com muito sono, a leitura não será produtiva, pois você não irá entender nada e, às vezes, nem irá conseguir ler a primeira frase por causa do sono. Organize-se melhor para esse momento. 


3. Não leia deitado

Pois é... você já teve um dia bastante agitado e o seu cérebro vai entender que chegou a hora de dormir; logo, a tendência, realmente, é que você durma. Sem contar que ao nos posicionarmos melhor para a leitura, todo o nosso corpo corresponde melhor e, consequentemente, a nossa mente. Leia sentado. Deite após a leitura. 

4. Leia pelo menos 1 capítulo por dia

Escolha um livro da Bíblia para ler sempre antes de dormir. Após terminar todos os capítulos desse livro, escolha outro, e assim, sucessivamente. Vamos supor que você escolha o livro de 1 Coríntios, e comece hoje: leia o capítulo 1, procurando entender o que o Senhor quer falar com você e depois deite para dormir. 

"Ah, mas um capítulo é muito pouco..."
Não adianta ler vários capítulos rapidamente, sem a compreensão de nenhum. É melhor que você leia apenas um e consiga compreendê-lo. E isso dará a sensação de prazer, e não, de obrigação, pois você já estará quase pronto para descansar e não se sentirá fatigado em relação à leitura. 

Haverá dias em que você irá se deparar com capítulos menores e outros maiores. Quando se deparar com capítulos menores, e ainda achar que pode ler mais um, fique à vontade. Mas se achar que irá pesar a sua mente, é melhor que leia apenas aquele curtinho mesmo, mas com todo o cuidado para entendê-lo. Às vezes, quando queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não conseguimos fazer nenhuma, ou acabamos fazendo de maneira qualquer. Faça com excelência, sendo a tarefa maior ou menor que for. Dedique seu tempo a isso. 

Dica extra: 

Leia pela manhã, antes de começar seus afazeres

Caso você seja aquela pessoa que funciona melhor pela manhã do que à noite, essa é uma dica especialmente feita para você. Sua mente vai estar descansada e você vai conseguir absorver melhor o que está lendo. Sem contar que vai começar um novo dia da melhor forma: lendo e priorizando a palavra de Deus.





Com o passar do tempo, vamos criando bons hábitos e dando lugar a hábitos ainda melhores. Comece aos poucos até conseguir atingir a excelência. Um passo de cada vez. Você vai se surpreender. 

Ah... e não esqueça de orar agradecendo a Deus por mais um dia de vida e por Sua bondade infinita. 

Que Deus te abençoe! 

"Pensai nas coisas que são de cima..." Colossenses 3:2

(Essas dicas foram feitas por experiência própria). 

Comentários

  1. YESSSSSS! Adorei.
    Eu venho tendo uma rotina bem bacana lendo a Bíblia antes de dormir e posso dizer que é a melhor parte do meu dia. Ver que o Papai cuida de mim e fala comigo é muito lindo! Adorei muito as dicas, principalmente a de não ler deitada e de dormir mais cedo, hahaha. Primeiro o reino!!!!!! Que Deus a abençoe!

    leticiaeostreze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post, excelentes dicas, pratico elas :D

    submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas